Muitas pessoas tem buscado a eficácia do alecrim no cabelo, o alecrim não é só uma erva usada para temperar comida, muitos benefícios do alecrim no cabelo podem deixar seu cabelo mais saudável e hidratado por mais tempo.
A princípio, usar alecrim no cabelo pode parecer algo estranho, mas que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde capilar. Nós amamos pesquisar dicas de como cuidar das nossas madeixas de uma maneira natural e saudável, sem agredir o cabelo. Já desvendamos por aqui os benefícios da babosa e agora temos uma nova descoberta para compartilhar com você, leitores: os benefícios do alecrim para o cabelo.
Sabemos que o alecrim é muito procurado para ajudar no crescimento e no controle da queda dos fios. Se você ficou curioso em saber se o alecrim no cabelo realmente funciona ou se os benefícios do alecrim no cabelo são reais ou mito? E como fazer o melhor uso para ter bons resultados? Hoje preparamos um post completo para desvendar todas as propriedades dessa planta.
Quais são os principais benefícios do alecrim no cabelo?
O alecrim é uma planta medicinal, repleta de vitaminas e ativos benéficos como cálcio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas A, C e B6. Todos esses benefícios ajudam a melhorar a saúde do couro cabeludo, trazendo assim, uma ação adstringente maravilhosa, o que auxilia no controle da oleosidade, promovendo uma irrigação no couro cabeludo. Abaixo listamos os principais benefícios do alecrim para as medeixas.
Estimula o crescimento do cabelo: O alecrim traz muitos benefícios para o cabelo, e está ligado ao fato dele estimular os folículos capilares, o tornando uma ótima alternativa para fortalecimento dos fios, prevenção de queda e até mesmo ajudar no crescimento do cabelo. O estudo realizado pela Pub Med em 2015, mostrou que o alecrim pode ser tão eficaz quanto 2% de Minoxidil.
Aumenta a circulação sanguínea: Estimula o fluxo sanguíneo e traz mais nutrientes para os folículos capilares e resulta em um cabelo mais saudável, fazendo seu cabelo ficar mais grossos e fortes.
Ajuda a melhorara as condições do couro cabeludo: Pode ajudar na limpeza do couro cabeludo, atuando da desobstrução dos folículos capilares, devido à ação vasodilatadora, estimulante e adstringente, e isso tudo acontece, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Um couro cabeludo limpo potencializa a circulação sanguínea local.
Combate o estresse oxidativo e do envelhecimento: Estimula a prevenção do envelhecimento precoce dos fios, graças às suas potentes habilidades antioxidantes.
Quão eficaz é o alecrim para o crescimento do cabelo – e engrossa o cabelo?
No estudo realizado pela Pud Med, onde mostra a eficácia do alecrim, mostrou que ele pode funcionar muito bem, e por ser natural não irá danificar seu cabelo. Contudo o uso do Minoxidil pode trazer alguns problemas quando é usado de forma errada, fazendo o efeito contrário que é a queda capilar. Ou seja, o alecrim pode ser seu melhor aliado na hora de fazer seu cabelo crescer de forma natural, pois sua ação estimulante pode regenerar as células folículos pilosos, a fim de estimular o crescimento do cabelo.
Para que tipo de cabelo o alecrim é melhor?
Boas notícias: o alecrim pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Deve-se adicionar outros ingredientes, de acordo com o tipo de cabelo. O tônico essencial de alecrim pode ser usado, mas com o devido cuidado, já que é um ingrediente com vários componentes. Mas, como acontece com qualquer suplemento de ervas, que é conhecido por ter benefícios medicinais, os consumidores devem consultar seus médicos e dermatologistas antes de iniciar o uso.
Agora que você já conhece os benefícios do alecrim para o cabelo, vamos descobrir como usá-lo, e aplicá-lo na sua rotina de cuidados capilares para ter um melhor resultado?
Chá de alecrim
A maneira mais segura e fácil de usar a planta é através de um chá, que pode ser usado sozinho ou misturado no shampoo e condicionador. O chá é muito simples de ser feito, veja só:
_ferva duas xícaras de água com duas colheres de sopa de alecrim fresco;
_após ferver, tampe a panela e deixe esfriar;
_quando frio, coloque em um borrifador limpo.
Após fazer esse processo, é só ir borrifando no couro cabeludo, massagear e deixar agir por 20 minutos. Depois, siga sua rotina de lavagem dos fios normalmente. Ah, e caso você não tenha um borrifador, pode aplicar com a ajuda de um algodão.
Óleo de alecrim
O óleo é outra receita mais simples e que traz todos os benefícios do alecrim para o cabelo. Para fazê-lo, você irá precisar de:
_folhas de alecrim, de preferências frescas;
_azeite de oliva extra virgem.
Agora aqueça o óleo em fogo baixo e, em seguida, adicione o alecrim e misture até que as folhas estejam murchas. Então, é só deixar cozinhar por mais um minuto em fogo alto e desligar o fogo. Guarde o seu óleo em um recipiente com tampa e, ao usar, dilua a mistura para evitar irritações.
Lembrando que ao usar o óleo de alecrim, é preciso diluir em água primeiro para evitar irritações no couro cabeludo. Você pode usar cerca de 20 a 30 gotas do óleo em um copo de água antes de passar a mistura pelos fios. Depois, é só deixar agir por cerca de 10 minutos e lavar o cabelo normalmente.
Veja mais: Água de arroz no cabelo: 3 formas de usar e os principais benefícios
Agora você sabe como usar e os principais benefícios do alecrim para o cabelo. Quanto à melhor frequência de uso para ver os resultados, comece aplicando algumas vezes por semana e depois avalie e aumente conforme necessário. Para o crescimento do cabelo, pode levar até seis meses para ver os resultados, de acordo com a pesquisa. Enfim, até o próximo post.