O shampoo a seco é um produto diferente que vem sendo inserido na rotina de cuidados capilares de muitas pessoas. Além de prático, tem um valor super acessível, proporcionando um volume poderoso, resolve questões como oleosidade e acúmulo de resíduos.
Um produto muito usado nos dias mais corridos, apesar de não ser indicado o seu uso diário ele tem ganhado cada vez mais adeptos, que precisam do recurso para manter o visual em dia. Separamos algumas informações sobre o queridinho e caso você ainda não tenha experimentado, tá na hora de dá uma chance e inserir no seu dia a dia, vem ver!
Assim como outros produtos, o shampoo a seco vem evoluindo e surgindo em outras versões, como em pó e até espumas e assim como outros tipos comuns, ganham finalidades e tipos de fios, texturas diferentes, por isso, na hora da compra é bom pesquisar o ideal para sua necessidade.
Veja também: Por que você não deve lavar o cabelo cacheado todos os dias
Por exemplo, alguns shampoos a seco são perfeitos para os crespos e cacheados, pois a maioria estão vindo com ingredientes hidratantes, o que é excelente para ter o cabelo hidratado até mesmo nos dias mais corridos.
É possível usar shampoo a seco nos cachos?
O shampoo a seco se popularizou entre os cabelos lisos e ondulados, mas funciona, sim, nos cabelos cacheados. A primeira dica é que se você tem intenção de usar o shampoo seco, evite cremes muito consistentes no momento da finalização. Isso ocorre porque o excesso de produto vai deixar um aspecto bastante opaco nas madeixas, pois o próprio shampoo já atua causando certa opacidade ao absorver o óleo do couro cabeludo. Portanto, procure usar cremes mais fluidos, hidratantes e que não pesem muito.
Sua principal função é a absorção da oleosidade e claro trazendo aquele aspecto de cabelo limpo e cheroso. O shampoo a seco, é perfeito para quem prática atividade física, ou até mesmo não está no mood cabelo molhado após lavagem é a solução perfeita para esses problemas.
O produto é perfeito para deixar o cabelo volumoso, segurar a definição deixando sua finalização mais duradoura e com aspecto extra de mais brilho, pois deixa o cabelo com aspecto mais natural e o fio com mais movimentos.
Use o shampoo a seco todos os dias
Usar o shampoo a seco de maneira descontrolada pode gerar problemas para a saúde capilar. É recomendado usar o produto apenas em casos de emergência, pois ele não substitui a lavagem e pode acumular nos poros do couro cabeludo. Ficar muito tempo sem lavar os fios causa o surgimento das caspas, deixa as medeixas mais fracas e sem brilho. Então, o ideal é usar o shampoo a seco apenas uma vez por semana para evitar problemas nos seus cachinhos.
O shampoo seco vai dificultar mais a oleosidade chegar às pontas
Como falei mas acima, ao utilizar o shampoo a seco vai remover toda a oleosidade natural do cabelo, ou seja, vai ser mais uma barreira para que a oleosidade natural da raiz chegue às pontas. Por isso os cacheados e crespos devem ficar atentos à frequência de aplicação do cosmético. Evite usar o shampoo se a saúde do seu cabelo não estiver boa, caso contrário pode danificar ainda mais seu cabelo.
Veja também: Água de arroz no cabelo: 3 formas de usar e os principais benefícios
Já sabemos que o produto não é um shampoo comum e que tão pouco o substituiu. Se o uso do shampoo a seco for continuo, sem nenhuma higienização, poderá causar danos no couro cabeludo e aos fios, pois a sujeira e o uso do produto diariamente podem entupir os folículos.